ALPHA

Sinopse

O que começa como experiências em laboratório com animais conduz no futuro ao desenvolvimento de seres artificiais capazes de executar as mais diversas e complexas tarefas.

Estes seres, cuja aparência é totalmente humana, são inteligentes e versáteis: são capazes de realizar simples tarefas como regar plantas, pôr uma mesa, tratar da roupa ou alimentar um animal de estimação. Mas não só. São seres quase autónomos e podem mesmo falar e interagir connosco. Construídos para serem mais do que electrodomésticos perfeitos, são um pouco o que os clientes quiserem que sejam: podem ser meros ajudantes na lida da casa ou simples brinquedos para as crianças, mas também podem ser amantes sofisticados e apaixonados ou uma companhia perfeita para pessoas sós.
Alpha é um destes seres artificiais e juntamente com Beta faz parte de um casal que está agora a poucas semanas de ser transportado para os seus futuros donos no Japão.

Bio-filmografia do realizador

Miguel Fonseca nasceu em Lisboa em 1973. Estudou na Universidade Clássica de Lisboa onde se licenciou e pós-graduou em Filosofia. Em 2008 realiza a sua primeira curta, ALPHA. Produz a curta experimental I KNOW YOU CAN HEAR ME, um filme dentro de um filme – usando imagens do primeiro filme onde aparece John Rambo, “First Blood”, realizado por Ted Kotcheff em 1982. Realizou a curta AS ONDAS em 2012. Trabalha como realizador e argumentista.

ALPHA [2008] I KNOW YOU CAN HEAR ME [2010] AS ONDAS [2012]

Festivais & Prémios

12º Festival de Cinema Luso-Brasileira de Santa Maria da Feira [Portugal, 2008]:Prémio dos Cineclubes (curta-metragem)
16º Curtas Vila do Conde – Competição Nacional [Portugal, 2008]

Ver mais

Ficha artística

Sara Carinhas João Nicolau Manuel Mesquita e as vozes de Marta Morais e Gen Ebato

Ficha técnica

argumento e realização Miguel Fonseca director de fotografia Mário Castanheira 1º assistente de realização Paulo Guilherme anotação Leonor Noivo som António Pedro Figueiredo guarda-roupa Sílvia Grabowski decoração Bruno Duarte maquilhagem e cabelos Márcia Lourenço montagem Sandro Aguilar montagem som Miguel Martins, Sandro Aguilar mistura Miguel Martins directora de produção Ângela Cerveira tradução, pesquisa e aconselhamento cultural Marta Morais produtores Luís Urbano, Sandro Aguilar

35MM | 1:1.85| DOLBY SRD | COR | 28’

© O SOM E A FÚRIA, 2008

Apoios

  • Filme apoiado por ICA | MC ICA | MC
  • e a participação de RTP RTP